- jejum obrigatório de pelo menos 06 horas - Alimentos pesquisados: Frutos do mar, carnes, grãos, sementes, proteínas, raízes, folhas, frutas, verduras, temperos, corantes entre outros.
O paciente deverá permanecer 24 horas antes e durante a coleta da amostra sem ingerir os alimentos abaixo relacionados, pois interferem no resultado: abacate, abacaxi, ameixa, banana, berinjela, pickles, nozes, tomate. - Alguns medicamentos podem interferir, e o médico deve estar ciente do uso e somente ele pode suspendê-lo: Acetaminofen, Ácido Acético, ácido Dehidroxifenilacético, Ácido Gentisico, Ácido Homogentisico, Fenotiazinas, Formaldeído, Imipramina, Isoniazida, Inibidores da Mao, L- Dopa,(Levodopa) Metil Dopa, Morfina, Naproxifeno, Salicilatos, Xaropes para tosse com gliceril guacolato. Urina (adultos e crianças), refrigerado e protegido da luz desde o início da coleta. - O cliente deverá manter sua rotina diária. - Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. - Não fazer esforço físico durante a coleta. - Ao levantar pela manhã, o cliente deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário.A partir desse momento, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções. - Coletar a primeira urina do dia seguinte na mesma hora em que desprezou a urina do dia anterior - Usar somente garrafa de água mineral ou o coletor fornecido pelo laboratório.
Orientação de Coleta: colher urina de 24 horas em frasco plástico fornecido pelo laboratório.Vide coleta de urina de 24 horas - Informar mês de gestação e medicação em uso.
Para urina de 24 Horas: - Não fazer esforço físico durante a coleta. - O cliente deve manter sua rotina diária. - Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. - Ao levantar pela manhã, o cliente deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário. - A partir desse momento, durante o resto do dia e também à noite, deve-se colher integralmente a urina e refrigerar a cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções. - Coletar a primeira urina do dia seguinte na mesma hora em que desprezou a urina do dia anterior - Usar somente garrafa de água mineral ou o coletor fornecido pelo laboratório. Para urina isolada: -Colher preferencialmente no laboratório a 1a urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. -Fazer higiene local com água e sabão, secar, desprezar o 1o jato e coletar o jato do meio. -Utilizar frasco limpo e próprio para coleta de urina
Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose. Dieta e orientações:
O paciente deverá permanecer durante as 24 horas de coleta sem ingerir ou utilizar: Álcool, fumo, refrigerantes com coca, café e chá.
O paciente deverá permanecer 7 dias sem ingerir os seguintes medicamentos, conforme orientação do médico : descongestionantes nasais, broncodilatadores, metildopa, tetraciclina, cloropromazina, quinidina, aspirina, dissulfiran, reserpina, piridoxina e levodopa.
A suspensão ou não de medicamentos é critério exclusivo do médico.
O horário de coleta não é crítico desde que o trabalhador esteja em trabalho contínuo sem afastamento maior que 4 dias.
Colher em frasco protegido da luz (âmbar) e manter a urina refrigerada durante todo o procedimento de coleta.
Não fazer esforço físico durante a coleta. - O cliente deve manter sua rotina diária.
Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica
Coletar a primeira urina da manhã ou qualquer outra micção com retenção urinária de no mínimo 4 horas.
Não usar pomadas, talcos ou cremes na região genital desde a véspera do exame.
Não realizar o exame de urina em conjunto com exames (ex. USG) que necessitam de ingestão de água para manter a bexiga cheia.
Adultos: 1. Lavar as mãos. 2. Realizar a higiene da região genital com água e sabonete comum. 3. Secar bem. 4. Descartar o primeiro jato urinário no vaso sanitário e coletar o jato médio no coletor, desprezar o restante da micção no vaso sanitário. 5. Vedar bem e encaminhar a amostra ao laboratório no prazo máximo de 2 horas Obs: A coleta não deve ser realizada em no período menstrual.
Crianças: 1. Lavar as mãos. 2. Realizar a higiene da região genital com água e sabonete 3. Secar bem. 4. Colocar o saco coletor, de acordo com as instruções no rótulo. 5. Trocar o coletor a cada 30 minutos. 6. Vedar bem o saco e, de preferência, colocar dentro de um frasco coletor para evitar perda da amostra. 7.Encaminhar a amostra ao laboratório no prazo máximo de 2 horas
Orientação de Coleta: desprezar a primeira micção do dia e a partir da segunda micção, coletar todas as urinas, até a primeira micção do dia seguinte fechando o período de 24 horas. Armazenar tampado e refrigerado durante o intervalo de coleta.
O paciente deverá permanecer 24 horas antes e durante a coleta sem ingerir os alimentos relacionados, pois estes alimentos interferem no resultado: .
Fumo, café, chá, refrigerantes com cola. - O cliente deverá manter sua rotina diária evitando fazer esforço físico durante a coleta.
Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.
Informar horário inicial e final da coleta, peso, medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose.
Caso o cliente faça uso contínuo de algum dos medicamentos abaixo, deve entrar em contato com o médico assistente para avaliar a suspensão do mesmo. A suspensão, assim como o seu período, fica exclusivamente a critério do médico.
Podem promover aumento do Ácido Vanilmandélico: . alfa- bloqueadores (fentolamina, fenoxibenzamina e prazosin); . antidepressivos (amitriptilina, amoxapina, desipramina, imipramina e nortriptilina); . antihistamínicos (difenilhidramina, clorfeniramina e prometazina); . antipsicóticos (clorpromazina, clozapina, ferfenazina); . beta- bloqueadores (atenolol, labetolol, metoprolol, nadolol, findolol, propranolol, timolol); . antagonistas dos canais de cálcio (fenodipina, nicardipina, nifedipina, verapamil); . drogas catecolamina-like (L-dopa, epinefrina, norepinefrina, dopamina, metildopa); . diuréticos (hidrocloroatiazida, furosemida); . inibidores da monoaminoxidase (fenelzine); . estimulantes (cafeína, nicotina, aminofilina, teofilina); . simpaticomiméticos (albuterol, anfetaminas, efedrina, isoproterenol, metaproterenol, pseudoefedrina e terbulina); . vasodilatadores (diazóxido, hidralazina, isossorbida, minoxidil, nitroglicerina e outros nitratos e nitritos); . outros (cocaína, insulina, levodopa, metilfenidato, metoclopramida, morfina, naloxona, fentazocina, proclorperazina e TRH).
Podem promover diminuição do Ácido Vanilmandélico: . anti-hipertensivos (captopril, clonidina, guanabenz, guanetidina, guanfacina, reserpina); . antipsicóticos (haloperidol); . agonista dopaminérgico (bromocriptina); . outros (dissulfiram, metirosina, octreotida).
Material: fezes recente e freca, a amostra não pode ser entregue em coletor tf test.
Interferentes na amostra: uso de anti- acidos e contraste radiológico.
O uso de lubrificantes a base de óleo mineral, supositório de glicerina ou laxante nas áreas perianal ou genital interferem na análise, por isso só devem ser usados conforme orientação médica e nesse caso informar ao laboratório o uso.
Não é necessario jejum.
Este material só deve ser recebido nas unidades durante o horário de coleta.
Ao levantar pela manhã, o cliente deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário. -
A partir desse momento, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções.
Coletar a primeira urina do dia seguinte na mesma hora em que desprezou a urina do dia anterior - Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual.
Para clientes do sexo feminino, recomenda-se que o exame não seja realizado durante o período menstrual.
Usar somente garrafa de água mineral ou o coletor fornecido pelo laboratório.
Não é necessario dieta. - Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material.
Evitar o uso de laxantes, substâncias digestivas, contraste oral ( utilizado em exames radiológicos) e supositórios nos 3 dias que antecedem ao exame e no dia da coleta.
Defecar em vasilhame limpo e seco, próprio para coleta de fezes.
Orientação de Coleta: jejum aconselhável de 4 horas. Medicação: Sugere-se a suspensão de qualquer medicamento à base de andrógenos, diuréticos e corticosteroides, a critério médico.
Orientação de Coleta: jejum aconselhável de 4 horas. Medicação: Sugere-se a suspensão de qualquer medicamento à base de andrógenos, diuréticos e corticosteroides, a critério médico.
Coletar todo o volume fecal da primeira evacuação do dia (coletar todo bolo fecal) e levar ao laboratório. O material tem que ser colhido em vasilha ou vasilhas plasticas nova sem uso.
Dieta:
* adultos: incluir na alimentação por 3 dias carne, batata, feijão, leite ou manteiga. Coletar as fezes no 4ª dia.
* Crianças menores de 12 anos não necessitam dieta.
Não fazer uso de bebida alcoólica, gasosas, laxativos,supositorios, anti-ácidos e meios de contraste radiológico por 3 dias antes da coleta.
Não é necessário jejum.
Conservação da amostra:
Até 2 horas após a coleta em temperatura ambiente, após este período refrigerar.
O paciente fará uma primeira coleta no jejum recomendado de 8h á 12h.2;
Será realizado um teste capilar;
Será disponibilizado ao paciente uma dosagem oral de dextrosol com quantidade determinada pelo médico solicitante;
O paciente realizará outra coleta dentro do tempo de 30, 60, 90 e 120 min ou a critério médico, após a ingestão do líquido e permanecerá em jejum até a última coleta sanguínea.
O novo teste de detecção qualitativa através da saliva é um exame não invasivo de alta precisão que avalia a presença do vírus no organismo.
A realização deste exame é indicada principalmente para idosos e crianças que não toleram a coleta por SWAB nasofaríngeo ou que apresentam restrições para esse tipo de coleta ou para quem tem a necessidade de realizar testes com frequência.
Para um diagnóstico com maior precisão, o teste deve ser realizado do 03º ao 07º dia dos sintomas ou contato.
Suspeita de infecção por varíola do macaco (monkeypox).
Coleta realizada nas vesículas no corpo (pústulas suspeitas)
Necessário preencher questionário na hora da coleta
Pesquisa Mody2/3, Mutações no gene da glucoquinase, Mutações no gene do fator hepatócito nuclear 1 alfa (HNF-1 ALFA), Mutações glucoquinase e HNF-1 ALFA.
- Necessárias 8 horas de jejum.
- Suspender medicação inibidora da DAO sob orientação médica.
- Não realizar durante gravidez.
- Enviar pedido médico e dados clínicos
Sequenciamento gene GBA;
Pesquisa mutação para doença de Gaucher;
Gaucher analise molecular;
Teste molecular para doença de Gaucher;
Estudo gênico doença de Gaucher.
Material: fezes recente e freca, a amostra não pode ser entregue em coletor tf test. As fezes podem ser entregues até 4 horas após coleta quando conservado em temperatura ambiente ou até 6h quando conservado em geladeira.
Retirar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal (inicio,meio e fim) e colocar em frasco fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia, sem liquido conservante, de modo que complete pelo menos meio frasco.
Interferentes na amostra: uso de anti-acidos e contraste radiológico. O uso de lubrificantes a base de óleo mineral, supositório de glicerina ou laxante nas áreas perianal ou genital interferem na análise, por isso só devem ser usados conforme orientação médica e nesse caso informar ao laboratório o uso.
Álcool, Acido Acetilsalicilico e outros medicamentos administrados em excesso poderão causar irritação gastrointestinal e resultar em sangramento oculto. Tais substâncias devem ter o uso suspenso por, pelo menos, 48 horas antes do teste, a critério médico.
Não é necessario jejum.
As amostras não devem ser coletadas no período mentrual, hemorróidas com sangramento ou sangramento gengival. Aguardar no mínimo 2 dias após o sangramento ter cessado.
É recomendado não ingerir bebida alcoólica nas 48 horas que antecedem ao teste.
Este material só deve ser recebido nas unidades durante o horário de coleta.
Ao levantar pela manhã, o cliente deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário.
A partir desse momento, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções.
Coletar a primeira urina do dia seguinte na mesma hora em que desprezou a urina do dia anterior
Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual.
Para clientes do sexo feminino, recomenda-se que o exame não seja realizado durante o período menstrual.
Usar somente garrafa de água mineral ou o coletor fornecido pelo laboratório
Painel genético para Neurofibromatose, pesquisa de mutações para Neurofibromatose, pesquisa genética para Neurofibromatose, pesquisa genética para Neurofibromatose, pesquisa genética para NF1, NF2 e SPRED1, pesquisa genética para NF1, NF2 e SPRED1.
Aconselhável repouso de 30 minutos para pacientes que antes da coleta tiveram algum estímulo como: exercícios físicos, relações sexuais, hipoglicemia e estresse.
O paciente deve estar no mínimo três dias em repouso, sem andar de moto, bicicleta, cavalgar, sem praticar exercícios físicos e sem ter relações sexuais.
Desejável abstinência de bebida alcoólica nas 72 horas que antecedem a coleta;
Não realizar coleta em período menstrual e em sangramentos devido a hemorroidas;
Necessário envio de fezes frescas recém eliminadas coletadas em frasco coletor limpo e seco;
Coletar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal.
Obs.: Evitar medicamentos como anti-inflamatórios, corticoides, aspirina, composto de ferro, vitamina C e medicamentos que causam irritação gastrointestinal, pois os mesmos podem resultar em hemorragia oculta.
O teste tem duração de 60 minutos. O paciente faz a ingestão do estímulo e colhe o sangue em 3 tempos. Nesse caso, o paciente fica na Unidade por um tempo de 1h30. Em alguns casos, podem ocorrer desconforto abdominal e/ou diarreia após o exame.
Preparo do paciente:
Não deve ingerir laxantes na véspera do teste.
Não deve realizar esforço físico no dia do exame, antes da coleta.
Recomenda-se manter a dieta habitual, ou conforme orientação médica 3 dias antes do exame.
Bebida alcoólica: a abstinência é desejável nas 24 horas que antecedem o teste.
É recomendado ao cliente manter a dieta habitual nos cinco dias que antecedem a realização deste exame, mas sem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 72 horas
A critério do médico solicitante, esta coleta poderá ser realizada sem a necessidade do jejum.
Se constar na solicitação perfil lipídico (colesterol total, hdl colesterol, ldl colesterol, vldl colesterol e triglicérides) recomendamos que a coleta seja realizada com jejum de 12 horas.
Não realizar exercício físico intenso nas 24 h que antecedem o exame.
Crianças até 1 ano de idade jejum mínimo necessário de 4 horas.
Coletar a primeira urina da manhã ou qualquer outra micção com retenção urinária de no mínimo 4 horas.
Não usar pomadas, talcos ou cremes na região genital desde a véspera do exame.
Não realizar o exame de urina em conjunto com exames (ex. USG) que necessitam de ingestão de água para manter a bexiga cheia.
Adultos: 1. Lavar as mãos. 2. Realizar a higiene da região genital com água e sabonete comum. 3. Secar bem. 4. Descartar o primeiro jato urinário no vaso sanitário e coletar o jato médio no coletor, desprezar o restante da micção no vaso sanitário. 5. Vedar bem e encaminhar a amostra ao laboratório no prazo máximo de 2 horas Obs: A coleta não deve ser realizada em no período menstrual.
Crianças: 1. Lavar as mãos. 2. Realizar a higiene da região genital com água e sabonete 3. Secar bem. 4. Colocar o saco coletor, de acordo com as instruções no rótulo. 5. Trocar o coletor a cada 30 minutos. 6. Vedar bem o saco e, de preferência, colocar dentro de um frasco coletor para evitar perda da amostra. 7.Encaminhar a amostra ao laboratório no prazo máximo de 2 horas 8.Não colher em local de trabalho